{lang: 'en-US'}

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Meditar Emagrece?

Meditar emagreceSabe quando bate aquele desespero, pensando que você nunca vai conseguir  perder peso? A meditação pode ser a resposta para te acalmar e chegar ao seu objetivo.

Embora meditar não seja um hábito comum na nossa cultura, tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. E uma recente pesquisa realizada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, revelou que meditação pode ser tão eficiente quanto uma dieta para emagrecer.  No estudo, cerca de 200 mulheres foram acompanhados por 2 anos, mostrando que aquelas que meditaram regularmente tiveram mais resultados do que as que não o fizeram.
Entenda melhor como a meditação pode te ajudar a emagrecer:
  • Sensações: sabia que muitas vezes comemos achando que estamos com fome e, na verdade, estamos com sede? A meditação é excelente para o autoconhecimento, especialmente em relação a entender melhor os sinais do nosso corpo. As sensações de fome e saciedade são melhor compreendidas quando há uma melhor atenção nos sentidos.
  • Compulsão Alimentar: comer sem controle é um dos maiores problemas de quem quer emagrecer. É bastante comum fazer uma dieta restrita num dia e descontar tudo no primeiro pote de sorvete pela frente. Essa é a compulsão alimentar, em que a fome nunca acaba. A meditação ajuda a acalmar a mente e a canalizar os pensamentos para além da comida.
  • Ansiedade: aquela vontade de emagrecer logo e o medo de não conseguir estão sempre presentes, o que gera uma ansiedade que pode ser descontada na comida. Meditar contribui muito para trazer paz de espírito e amenizar a ansiedade.
  • Comida: a meditação pode acalmar os sentidos e mudar sua relação com a comida. Isso acontece porque você deixa de focar no emagrecimento e foca no seu corpo como um todo. O importante não é perder peso, mas encontrar o equilíbrio.
  • Meditar: existe muita técnica e teoria por trás da meditação, mas isso não te impede de começar a testar em casa. Escolha uma área da sua casa, calma e sem qualquer interrupção. Comece a respirar lentamente e tente esvaziar seu cérebro. Mantenha-se assim por alguns minutos, cuidando sempre para manter sua mente vagando, sem focar em qualquer assunto.
O ideal é que você procure um estúdio de meditação para aprender mais sobre seu ritmo de meditação. Pode aliar também a sessões de yoga, que vão ajudar a evitar a flacidez durante a sua perda de peso.